rodrigo gurgel biografia

Em meu escritório, sob a lente de Matheus Bazzo.

Sou professor de literatura e escrita criativa e crítico literário — do Jornal Rascunho e da Folha de S. Paulo.

Escrevi três livros: em Esquecidos & Superestimados e Muita retórica — Pouca literatura (de Alencar a Graça Aranha), faço uma revisão crítica dos principais prosadores da literatura brasileira. No mais recente, Crítica, Literatura e Narratofobia, reúno ensaios e resenhas publicados na última década, incluindo textos autobiográficos e análises de problemas do panorama literário atual e de escritores como James Joyce, Philip Roth, Gustave Flaubert, Emil Cioran, Otto Lara Resende, Nelson Rodrigues, John Banville, etc.

No momento, escrevo um novo livro, desta vez encomendado pela Editora Record.

Em 2004, fui um dos dez vencedores do Concurso de Contos “Caderno 2”, do jornal O Estado de S. Paulo. De 2009 a 2012, atuei como jurado do Prêmio Jabuti.

Minha Oficina de Escrita Criativa, com turmas semestrais, acontece em São Paulo (SP) — e também ofereço uma versão on-line desse curso. Abriremos inscrições para as turmas do 1º semestre de 2017 agora em fevereiro. Conheça também meus outros cursos on-line.

Para ficar informado sobre a abertura de inscrições para novas turmas, assine minha newsletter.

Alguma dúvida? Escreva para cursos@rodrigogurgel.com.br.

Neste site, falo sobre literatura e escrita criativa.

Você encontrará mais informações em meus perfis públicos, nas redes sociais: Facebook, Twitter, Google+, Instagram e Linkedin.